A questão de Deus no continente digital

A questão de Deus no continente digital

Segundo ele, a nova evangelização, tema do próximo Sínodo dos Bispos, deve passar pelo debate sobre Deus no “mundo digital”.

“Estamos perante uma cultura – e o magistério pontifício fala precisamente de uma ‘cultura digital’ – que é originada pelas novas tecnologias comunicativas e que constitui um grande desafio para a comunidade eclesial”, escreve Dom Celli.

O arcebispo italiano lembra que o Instrumento de Trabalho (Instrumentum laboris) da 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro, no Vaticano, dedica quatro parágrafos (59-62) ao tema dos meios de comunicação no contexto da nova evangelização, com um título ‘As novas fronteiras do cenário comunicativo’.

Segundo o Presidente do Pontifício Conselho, “o Papa está plenamente consciente dos limites das novas tecnologias e de algumas influências negativas que elas exercem especialmente no mundo juvenil, mas não as teme”.

“É necessário reafirmar que chegou o momento também de continuar a preparar cominhos que conduzam à Palavra de Deus, sem deixar de dedicar uma atenção especial a quem se encontra na condição de busca, aliás procurando mantê-la viva como primeiro passo da evangelização”, acrescenta Dom Celli.

O Instrumento de Trabalho do próximo Sínodo sublinha as “enormes possibilidades” e os “grandes desafios” que as novas tecnologias da comunicação colocam à Igreja Católica.

“Não há lugar no mundo de hoje que não possa ser alcançado e, por isso, não estar sujeito à influência da cultura mediática e digital, que progressivamente se estrutura como o ‘lugar’ da vida pública e da experiência social”, refere o texto.

“É pedida aos cristãos a audácia de frequentar estes ‘novos areópagos’, aprendendo a dar uma valorização evangélica, encontrando os instrumentos e os métodos para tornar audível também nestes lugares”, acrescenta o documento, disponível em oito línguas, incluindo o português, através da página do Vaticano na internet (vatican.va).

A próxima assembleia sinodal, de 7 e 28 de outubro, é dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.

Da Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email