A Flor do Carmelo inspira os jovens para a santidade

A Flor do Carmelo inspira os jovens para a santidade

Era o dia 16 de julho de 1251 quando Simão Stock estava em profunda oração e apareceu-lhe a Virgem Maria, que lhe entregou o escapulário. Ele rezava pedindo proteção para os religiosos perseguidos. Desde então, e já se vão quase 800 anos, a devoção à Nossa Senhora do Carmo e o uso do escapulário se difundiram pelo mundo, inspirando muitos jovens à devoção e proteção mariana.

O jovem Admarlon Jhonny Rodrigues de Andrade, da Diocese de Campo Mourão (PR), confessa que usava o escapulário quando adolescente apenas por uma questão estética e também porque amigos usavam. Afastado da Igreja, apesar de uma infância com até participação no coral da paróquia, foi em um trabalho profissional que as coisas começaram a tomar outro rumo.

Em 2015, um amigo o indicou para um atendimento no Carmelo, na área da informática. Ele foi. Recebido pelas irmãs, logo veio o convite para que participasse de uma celebração no domingo. Ele acabou não indo mas o convite foi refeito em outras oportunidades, quando visitava as irmãs para os serviços de informática.

“Criei uma certa amizade com as irmãs e pela paz que paira naquele lugar, então resolvi ir à missa. Na primeira celebração que participei, senti uma imensa paz. A forma que as irmãs cantavam era de arrepiar e me senti muito acolhido. Acredito que neste dia criei meu primeiro vinculo forte com o Carisma Carmelitano”, conta.

Grupo da confraria e da ordem secular quando Admarlon conheceu o carmelo

Recebeu a imposição do escapulário, agora um sinal muito diferente daquele apenas estético da adolescência. Com a participação e o entusiasmo nas celebrações, a família retornou às atividades da Igreja, sendo vários deles também se identificaram com o carisma carmelitano. Depois de um tempo, veio o convite para participar da Confraria de Nossa Senhora do Carmo.

“Desde então, venho conhecendo mais a história dos santos carmelitanos e me sinto cada vez mais incluído nesse carisma, que faz tão bem. Tenho toda essa afinidade com o Carmelo e com os seus santos principalmente pela grande mudança que causou em minha vida e de minha família. Sigo venerando Nossa Senhora, principalmente sob o título de Nossa Senhora do Carmo, tentando sempre praticar seus ensinamentos e levar a vida tendo como norte a forma da vida dos carmelitas”, alegra-se o jovem.

Admarlon na novena

O uso do escapulário

São dois os privilégios extraordinários concedidos pela Virgem Mãe a quem usar o escapulário. O primeiro deles maria frisou-se quando, no ato da entrega do escapulário ao servo São simão Stock: “É este o sinal do privilégio, que alcancei para ti e para todos os filhos do Carmelo. Todos aqueles que estiverem revestidos com este hábito ver-se-ão salvos do fogo do inferno”.

Como na oração da Ave Maria, recorremos à Nossa Senhora para nos proteger em especial na hora da morte, confiando que, mesmo sendo nós pecadores, alcançaremos a grava da conversão e da perseverança. Assim, o escapulário não é, sob qualquer hipótese, é um amuleto, mas um compromisso de levarmos uma vida de santidade, ou seja, digna e cristã.

O segundo previlégio é o chamado “privilégio sabatino”. Um decreto da Santa sé de 1613, dá, aos sacerdotes da Ordem Carmelitana, a autorização de pregar a doutrina de que o povo cristão pode crer no auxílio que experimentarão as almas dos irmãos e membros da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, auxílio este segundo o qual todos que morrerem na graça do Senhor e tiverem em vida usado o escapulário serão socorridos pela proteção extraordinário da Virgem santíssima no primeiro sábado após a sua morte se estiverem no purgatório.

Oração à Nossa Senhora do Carmo

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção. Fortificai a minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Nossa Senhora do Carmo, libertai as benditas almas do purgatório. Amém!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email