A fé e a vida dos jovens do meio popular é destaque em Congresso nacional da PJMP

Publicado em 11 de julho de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

Até o dia 13 de julho, Goiânia (GO), recebe o 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que começou dia 9. Durante quatro dias, a juventude vai refletir sobre a caminhada pastoral e seus desafios, celebrar a fé e a vida dos jovens do meio popular e reunir todos e todas os que partilham da mística e espiritualidade libertadoras de Jesus Cristo.

 

Com o tema: “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e lema é “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”, os jovens estão participando de plenárias temáticas e diversas oficinas que vão colaborar na formação de novos quadros, além de fortalecer aquelas pessoas que já têm uma boa experiência na caminhada.

“Ser profeta da PJMP não é fácil, é um desafio muito grande. A transformação começa quando estamos engajados no movimento”, destacou o participante Patrício da Bahia.

Missa de abertura. Foto: Carlos Medrado

Uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia (GO), dom Moacir Silva Arantes, celebrou os 40 anos de caminhada, luta e resistência no meio popular da PJMP. Padres e freis concelebraram a missa.

O 5º Congresso – com muita fé, ternura e resistência – faz a memória e celebra os 40 anos de caminhada da PJMP, que “nasceu em 1978 no Recife (PE), carregando na história do seu surgimento as sementes jogadas pela Juventude Operária Católica (JOC) destruída pela ditadura com o golpe civil-militar de 1964. Um acontecimento marcante do seu nascimento foi o Encontro realizado em 09 de julho de 1978, reunindo animadores dos grupos de jovens do Meio Popular do Recife, remanescentes da JOC”.

O 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) faz parte do julho das juventudes que reúne eventos direcionados as diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil. Cada encontro trabalha a partir de seu carisma, mas todos em comunhão por meio do projeto de evangelização proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fonte: CNBB

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais