A Diocese de Salgueiro (PE) promove formação para a Semana Missionária

A Diocese de Salgueiro (PE) promove formação para a Semana Missionária

A Diocese de Salgueiro (PE), ligada a Recife e Olinda, através do Setor Juventude e do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) realizou neste final de semana (17 a 19 de maio) um Encontro Diocesano de Formação para a Semana Missionária.

 A Semana Missionária é atividade oficial da Igreja Católica a ser realizada no período de 16 a 20 de julho, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

O encontro aconteceu na cidade de Ouricuri e teve por objetivo oferecer formação para os  jovens e os COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais) de todas as paróquias da Diocese.

O Bispo Diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., fez a abertura oficial do encontro, na noite desta sexta-feira (17). Na oportunidade, provocou os jovens a serem protagonistas da evangelização de outros jovens, mesmo quando encontrarem dificuldades e falta de motivação. Durante o seu discurso apresentou exemplos de atividades desenvolvidas por jovens e do envolvimento dos mesmos em várias paróquias da Diocese.

Durante o sábado (18), Pe. Marcelo Gualberto, Assessor Nacional da Juventude Missionária, vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), trabalhou a formação sobre a Semana Missionária. Abordou temas ligados à Missão Ad Gentes, Juventude Missionária e Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). A noite os participantes participaram da Vigília de Pentecostes na Igreja Matriz São Sebastião.

O domingo (19), foi dedicado ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas paróquias na articulação, animação e realização da Semana Missionária e foi facilitado por Zezinho, Assessor Diocesano do Setor Juventude.

No final do encontro, Padre Cícero Claudvan Leal, referencial para a juventude na Diocese, entregou o YouCat (Catecismo Jovem) a cada um dos participantes para ser estudado nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades de todas as paróquias.

Após este encontro, os participantes de cada paróquia, tem a responsabilidade de promover as mais diversas atividades visando otimizar e realizar a Semana Missionária com missionários da própria paróquia.

Por ASCOM Setor Diocesano da Juventude

Foto: José Pereira de Alencar (Zezinho)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email