A devoção do Papa Francisco a Nossa Senhora Aparecida

A devoção do Papa Francisco a Nossa Senhora Aparecida

Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida em 2013

Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida em 2013

“Sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade. Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo. Neste Santuário, que faz parte da memória do Brasil, podemos quase que apalpá-los: espiritualidade, generosidade, solidariedade, perseverança, fraternidade, alegria; trata-se de valores que encontram a sua raiz mais profunda na fé cristã”.

Julho de 2013, visita de Francisco ao Santuário de Aparecida

Naquela primeira viagem apostólica do Papa, recém-eleito, fica clara a sua devoção a Nossa Senhora Aparecida.
A padroeira do Brasil atrai nestes dias à cidade de Aparecida, no interior paulista, cerca de 400 mil (160 mil apenas no dia 12) peregrinos. Milhares de romeiros fazem também peregrinação a pé pela Dutra com destino ao Santuário. Todos os anos, grupos de todos os locais do país trazem histórias de devoção e agradecimento a Santa.

Ano Jubilar Mariano e moeda comemorativa

A abertura do Ano Jubilar foi acompanhada do lançamento da Medalha Comemorativa dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, produzida pela Casa da Moeda do Brasil.
O ponto alto das comemorações foi a Missa Solene, no Altar Central. À tarde, a procissão Solene reuniu milhares de pessoas pelas ruas da cidade. O dia se encerrou com uma missa, momento de agradecer o trabalho dedicado dos colaboradores, voluntários e os moradores de Aparecida.
O Santuário de Aparecida é considerado o principal polo de turismo religioso do Brasil. São cerca de 12 milhões de visitantes por ano. A Basílica tem capacidade para celebrar missas para até 45 mil pessoas na área interna e para até 300 mil na área externa.
Monumento em homenagem à Nossa Senhora, as palavras do Papa
Os jardins do Santuário Nacional, em Aparecida, ganharam um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no sábado (08/10). A obra é idêntica a que foi inaugurada nos jardins do Vaticano e abençoada pelo Papa Francisco em 3 de setembro passado.
“Estou contente de que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja aqui nos Jardins. Convido-os a rezar para que ela continue protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste. Que ela proteja os pobres, os descartados, os idosos abandonados, os meninos de rua. Que proteja os descartados que se encontram nas mãos dos exploradores de todo tipo. Que ela salve o seu povo, com a justiça social e o amor de seu Filho, Jesus Cristo”.
Francisco concluiu exortando a pedir a ela, com amor, por todo o povo brasileiro. Ela, recordou o Papa, foi encontrada por pobres trabalhadores; que hoje ela seja encontrada, de modo especial, por todos aqueles que precisam de trabalho, de educação e por aqueles que estão privados da dignidade.

Por Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email