A Alegria da Ressurreição de Cristo transforma centenas de jovens no retiro da Comunidade Caju

A Alegria da Ressurreição de Cristo transforma centenas de jovens no retiro da Comunidade Caju

Estrutura do Retiro

O encontro acontece todos os anos na Ilha do Mosqueiro, distrito da capital paraense, e é realizado pelos integrantes da Comunidade Católica Casa da Juventude. São 10 casas, onde aproximadamente 20 pessoas, entre jovens e adultos, ficam divididos por faixa etária e são acompanhados por uma equipe de mais de 90 missionários entre coordenadores, apoios, violeiros, pais, cozinheiras, intercessão, logística e comunicação que, com muito carinho, preparam-se por meses para promover esse encontro.

A proposta principal é levar os participantes a uma profunda reflexão de que suas vidas estão incompletas sem Deus e que é preciso deixar morrer o homem e a mulher velhos para renascer com Cristo. Muitos são os participantes apartados da Igreja que retornam, além de dependentes químicos que são resgatados e de uma grande parte de participantes que têm algum grau de depressão.

O retiro dura três dias e tem uma estrutura bem definida que trabalha o tema em três fases: eu e eu, eu e o outro, eu e Deus. É composto de dinâmicas de grupo, partilhas, momentos formativos e de espiritualidade, além de um encontro todo especial com Jesus Eucarístico.

A Alegria que dissipa a escuridão

É alarmante o número crescente de pessoas que se veem limitadas em seu dia a dia pela depressão. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), esta doença já afeta cerca de 340 milhões de pessoa em todo o mundo – 17 milhões apenas no Brasil – e é a quarta causa global de incapacidade, devendo chegar ao segundo lugar até o ano 2021.

Para os realizadores do Renascer, essa escuridão tem como causa o distanciamento entre o homem e seu criador e acreditam que a próxima grande revolução da humanidade vai acontecer quando a Alegria de conhecer a Cristo preencher os corações humanos. Por esta razão, o Renascer já ganhou edições anuais em São Paulo e Campinas que também vêm transformando vidas do outro lado do país.

Encerramento do Retiro

O Renascer terminou com uma missa esfuziante, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Theodoro Tavares. Os congressistas, seus familiares e as equipes de serviço fizeram uma missa linda repleta de alegria, mas não uma alegria qualquer e sim a Alegria da Ressurreição de Cristo, que não é passageira e tem o poder de mudar vidas.

Quem já foi a uma missa de retorno do Renascer, que sempre acontece em ginásios em razão da quantidade de participantes, confirma que é um momento inesquecível, pois os testemunhos emocionantes levam os presentes às lágrimas, ao passo que as apresentações das casas durante a celebração fazem todos levantarem da arquibancada para louvar ao Senhor.

O brilho nos olhos dos congressistas deste ano mostrava que Jesus veio ao encontro de cada um para propor novos rumos, novos valores, sonhos refeitos, esperança renovada, relações resignificadas, famílias restauradas e o desejo sincero de renascer. Os participantes responderam de forma uníssona, com suas vidas, que encontraram quem estavam procurando.

O Renascer é só o início

O Renascer é um encontro querigmático, portanto, tem o condão de despertar os corações para Cristo, contudo, como a Casa da Juventude já desenvolve um trabalho com jovens há 53 anos, a proposta de mudança de vida é não parar por aí. A comunidade oferece missas, momentos de oração com Adoração, estudos do YouCat, grupos de formação e de serviço, para que esse encontro com Jesus Ressuscitado possa dar frutos para a vida toda.

Fonte: Casa da Juventude – Comunidade Católica (www.comunidadecaju.com.br)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email