8º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas

8º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas

O Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) realizou o 8º Encontro Nacional para Jovens Cursilhistas (ENJC), em Belo Horizonte, nos dias 21 a 23 de julho de 2017. Reuniram-se mais de 200 jovens cursilhistas de todas as cinco regiões do Brasil na Casa de Retiros São José, onde estavam motivados pelo tema “Juventude e Espiritualidade” e o lema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13).

O 8º ENJC foi realizado em sintonia com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em especial com o Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade que traz o seguinte encaminhamento na página 138: “despertar os cristãos leigos e leigas para a consciência quanto à sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, incentivando-os a assumir seu compromisso batismal no dia a dia, como testemunhas do Evangelho nas realidades do mundo”. O encontro teve foco na dimensão da espiritualidade, esta que deve ser encarnada na vida do jovem cristão e cursilhista.

Este encontro foi planejado e coordenado pelos representantes macrorregionais
(2014-2017), sendo eles: Jaqueline Carrijo Ribeiro, representante jovem nacional e da macrorregião centro-oeste; Luís Gustavo Borin, macrorregião sul; Fábio Siqueira Júnior, macrorregião sudeste; e Thiago Araújo da Costa, macrorregião nordeste.

Durante o encontro, o padre Francisco Luiz Bianchin (Pe Xiko), assessor eclesiástico nacional do MCC, explanou sobre o tema e lema. Destacou a importância do jovem cursilhista ser SAL e LUZ em seus ambientes de convívio e que deve possuir as seguintes características: presença, não ficando na fila da história, mas assumindo o protagonismo na evangelização; contraste, ser a diferença no mundo, estar no mundo e assumir critérios cristãos; por fim, fidelidade à Jesus Cristo e ao carisma do MCC.

Em seguida, o padre Valtuir Bolzan, vice-assessor eclesiástico nacional do MCC e referencial para os jovens cursilhistas, repercutiu as mensagens que o Papa Francisco deu aos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude em 2016. Dando continuidade, João Gimenez Barciela Marques, coordenador nacional do MCC, disse aos jovens presentes sobre a importância de estar atentos aos sinais do tempo e que os jovens devem estar presentes em todos os ambientes, como discípulos missionários de Jesus Cristo.

O 8º ENJC também contou com a ilustre presença de Dom Antônio Emídio Vilar, bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP), membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e responsável por acompanhar os movimentos e novas comunidades, o qual tratou sobre o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude; bem como sobre as atividades e projetos da CNBB, a Missão Juvenil, Projetos de Voluntariado e o Rota 300.

No último dia do encontro, foi realizada uma peregrinação na área externa da Casa de Retiros São José, conduzida por Wladimir Comasseto, vice-coordenador nacional do MCC. Nesta peregrinação, pode-se refletir sobre a necessidade de um encontro consigo mesmo, um encontro com Cristo e, por fim, um encontro com a comunidade.

Foram apresentados os cinco novos representantes jovens macrorregionais do MCC, a saber: Allan Hildebrant (macrorregião sul), Vinícius Raposo (macrorregião sudeste), Thaís Santos Lara (macrorregião centro-oeste), Thiago Araújo da Costa (macrorregião nordeste) e Ricardo Rocha (macrorregião norte). Dentre estes, o Vinícius Raposo também foi escolhido para ser o representante jovem nacional do MCC.

O encontro encerrou-se com uma missa presidida por Dom Antônio Emídio Vilar e concelebrada por todos os assessores eclesiásticos presentes, seguida por uma celebração de envio. Todos os jovens presentes foram enviados a serem sal e luz nos seus ambientes, assumindo o compromisso de ser presença em todos os ambientes, influenciando-os e sendo contraste, com coragem para assumir novos compromissos rejeitando a “cultura do sofá” e promovendo a “cultura do encontro” proposta pelo Papa Francisco, calçando as “botinas da evangelização”, lembrando sempre que Cristo conta conosco.

 

Por ENJC

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email