5 conselhos de São João da Cruz para a juventude

Publicado em 12 de março de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

São João da Cruz foi um grande poeta espanhol e escritor, místico e pregador. Descobriu sua vocação aos 21 anos e ingressou na Ordem Carmelita. Doutor da Igreja, autor de vários livros, se dedicou muito a escrever sobre o amor. Com um currículo assim, vale a pena prestar atenção nos conselhos que ele tem pra nos dar!

1- “O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo amado”

Esse conselho vale tanto para nosso relacionamento com Deus, quanto para relacionamentos amorosos. Não espere sentir grandes coisas por Deus para começar a segui-lo ou servi-lo. A maior prova de amor é fazer algo que talvez seja muito difícil pra você, mas que agradará a Deus. E aí sim, você vai perceber esse amor crescer.

Da mesma maneira, com outra pessoa, perceba que o amor é decisão. Além de sentimentos, o amor precisa de prática, de doação de si mesmo e até mesmo de muitas renúncias. E no final de tudo, vai valer muito a pena!

2- “Vivemos insatisfeitos com nós mesmos, indispostos com nosso próximo, preguiçosos em nosso relacionamento com Deus. Com nossa força espiritual enfraquecida, adoecemos”

Você está passando por este tempo? É importante perguntar pra você mesmo: por que estou insatisfeito com tudo? Onde está a raiz dessa insatisfação e indisposição? Preciso buscar mais a Deus? Estou indo à Igreja? Preciso mudar alguma coisa em minha vida? Reflita e dê passos para buscar a mudança que você precisa!

3- “Grande mal é olhar mais aos bens de Deus que ao próprio Deus”

Deus nos ama com um amor incondicional e desinteressado, tanto que enviou seu Filho para morrer por nós, mesmo sabendo que em muitas vezes seríamos infiéis a Ele. Pense que tristeza se ao invés de devolvermos a Ele um amor puro, irmos ao seu encontro somente interessado em seu poder, nas curas e naquilo que Ele pode nos dar!

4- “Procurai lendo e encontrareis meditando; chamai orando e será aberto contemplando”

Tem dúvida de alguma coisa? Leia, estude, busque em boas fontes (livros, youcat, docat, bíblia, um padre, um catequista, procure alguém que possa te ajudar), depois medite, pense sobre aquilo que aprendeu, entenda como aplicar em sua vida.

Da mesma maneira, ore, converse com Deus, peça opinião a Ele antes de tomar suas decisões, antes de fazer planos, e Ele te responderá quando você contemplar os diversos sinais que Ele te enviar, pode ser sim em coisas extraordinárias, mas com certeza falará muito mais com você nas situações mais simples da vida.

5- “Precisamos nos mover do conhecido para o desconhecido, da luz do dia para a noite escura da fé”

Não tenha medo de se arriscar na vida e na fé! Como Papa Francisco tem nos pedido: “saia do comodismo”, dê novos passos em sua vida, busque coisas, pessoas e experiências novas. Descubra novos horizontes da fé e de seu relacionamento com Deus.

Por: Jovens de Maria.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais