1º CDL Musical realizado na Diocese de Rio Branco (Acre)

Publicado em 27 de agosto de 2015 Por Seja o primeiro a comentar!

cdl2A paróquia Santa Inês, com apoio da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude (CDPJ), realizou entre os dias 30 de julho a 02 de agosto, o primeiro Curso de Dinâmica para Líderes Musical (CDL Musical) da Diocese de Rio Branco. O encontro ocorreu na chácara Puro Leite, situada na estrada AC 40. O curso teve como objetivo a formação musical da mística pastoral.

O primeiro dia de encontro contou com o credenciamento dos cursistas, apresentação do livro “Juventude Canta e Encanta” (3ª edição) e da programação oficial, além das equipes de trabalho, de monitoria e dos facilitadores Thiago Nascimento ( São Paulo, capital, Diocese de São Miguel Paulista) e Alex Pontes Tadeu (Americana-SP, Dioceses de Drimeira). Ainda na mesma noite foi realizada a celebração de Taizé, que passou por vários ponto da chácara e cada parada era um momento de refletir. Ao fim da procissão pela chácara foram colocadas velas em forma de cruz.

Durante a atividade foram feitas cinco oficinas: Cantos e aprender de forma geral a prática de instrumentos musicais; Ritmo e percussão corporal; Dança popular ou dança circular e coreografia; Canto e técnicas vocais; Ofício Divino da Juventude. Durante o sábado a tarde foram apresentados dois vídeos, “You raize me up” (Você me eleva) e Seu nome é Jesus Cristo. Depois foram divididos em sete grupos para discutirem a importância destes vídeos, em meio a apresentação os jovens falaram o quanto a música é importante em suas vidas e como ela expressa seus sentimentos e paixões.

“A música me salvou em um dos momento que mais me senti triste e sem saída para vida, a música que mudou toda minha vida foi ‘tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez”, disse o jovem Francesco Gomes, do Bujari, durante os trabalhos. Em outro momento ocorreu a divisão em grupos para trabalhar com diferentes tipos de músicas como Canto pastoral, mantras/salmos , cantos populares, poesias, cirandas. O objetivo foi utilizar as oficinas para potencializar a utilização dos cantos pastorais. Durante a Noite Cultural e o Lual os jovens apresentaram os conhecimentos adquiridos.

Por Matheus Freire e Krisla Ripardo, da Teias da Comunicação – PJ Diocese de Rio Branco

Colaborou:  Kelvin Pinho, Assessor da Pastoral da Juventude – Paróquia Cristo Libertador

 

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais