14ª edição Missão Jesus no Litoral

14ª edição Missão Jesus no Litoral

 

Com o tema “Escola de Missão”, cerca de duzentos e cinquenta e seis jovens da Renovação Carismática Católica das dezoito dioceses do Paraná participaram da 14ª edição da Missão Jesus no Litoral, realizada entre os dias 29 de dezembro e 07 de janeiro nas cidades de Matinhos, Antonina, Paranaguá e Guaratuba.

Os missionários foram acolhidos durante a manhã de quinta-feira (29) no Complexo Educacional Francisco dos Santos Junior, em Matinhos, o qual serviu de base para a missão, que foi coordenada por Pablo Mendes, da Diocese de Foz do Iguaçu. Pela parte da tarde, todos participaram da Santa Missa de abertura na Praia de Caiobá, presidida pelo pároco de Matinhos, Pe. Marcos Albuquerque.

No decorrer dos dez dias, os missionários tiveram momentos profundos de espiritualidade, vivência fraterna, adoração, pregações, Santa Missa diária e formações, como, Identidade da RCC, Carismas e Grupo de Oração, esta última ministrada por Dulce Maria Bobadilla Lazinski, Coordenadora Arquidiocesana de Curitiba, que deixou claro o quanto a missão JNL deve ser um reflexo daquilo que vivemos em nosso Grupo de Oração: “O nosso sim na missão acontece porque já temos uma história em nosso Grupo de Oração”, afirmou.

Vários sacerdotes visitaram o QG, sendo eles, Pe. Marcelo Gomes (Arquidiocese de Londrina), Pe. Roberto Medeiros (Diocese de Jacarezinho), Pe. Luciano Enes (Diocese de Paranaguá), Pe. Markus Prim (Diocese de Campo Mourão) e Pe. Lucimar de Assis (Assessor Eclesial da RCC na Arquidiocese de Curitiba). No dia 05, a Missa foi presidida por Dom João Mamede Filho, Bispo da Diocese de Umuarama, que, em uma de suas falas, afirmou que ser missionário é sair de si e ir ao encontro do outro, mas, que isso é impossível sem Jesus.

A Presidente do Conselho Estadual da RCC, Maria Ivone Ferreira Ranieri, também esteve com os missionários e pregou durante um dos grupos de oração realizados no QG. Ela falou sobre o tema discernido pela RCC Brasil para 2017: “O Espírito Santo descerá sobre ti – Lc 1, 35”, acrescentando que o ano jubilar no qual acabamos de adentrar é um tempo de graça para toda a RCC, mas, especialmente para a Missão Jesus no Litoral: “Este JNL é um JNL jubilar. As graças são extraordinárias para nós, carismáticos”, enfatizou.

A Missão
Os laranjinhas, como são chamados no estado, levaram o anúncio da Boa Nova às famílias que residem nos locais alcançados pela missão e também até aquelas que escolheram o litoral para o período de descanso e lazer nos dias próximos à virada de ano. A evangelização se deu através da abordagem pessoal, arrastões, roda de viola, oração do terço na praça e tenda na praia. Esta última, considerada a “menina dos olhos” do JNL aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e mostrou-se um meio muito eficaz para aproximar a missão dos banhistas, contando com atividades diárias, como: Ministério para as Crianças, confissões, oração por cura e libertação, dinâmica da vida, grupo de oração e santo terço.

Luau
A virada de ano foi muito um momento muito especial para os missionários do JNL. Um luau foi preparado e a programação contou com animação, oração, pregação e adoração. Aline Silveira, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem do Paraná, pregou sobre o texto de Ez 37,1, afirmando que, num dia abrimos uma brecha para o pecado, no outro também e, quando percebemos, estamos como um vale de ossos secos, levando a refletir sobre as situações de morte pelas quais passamos e lembrando que a restauração das nossas vidas vem pelo Senhor: “É Ele que dá a vida a tudo o que está morto, através da ação do Espirito Santo”.

Encerramento
Na tarde do dia 07, os missionários se despediram da praia com o último arrastão e à noite, após a Missa de encerramento, presidida por Pe. Roberto de Jacarezinho, foi apresentado Daniel Costa, da Diocese de Jacarezinho, como coordenador da 15ª Edição.

Com informações do Ministério Jovem – RCC Paraná

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email